sábado, 18 de julho de 2015

O LIMITE ENTRE A ÉTICA E A CURTIÇÃO

O LIMITE ENTRE A ÉTICA E A CURTIÇÃO

Fotos em diversos espaços da busologia estão aí mesmo na internet.
Entusiastas naturalmente tendem a baixa-las em seus computadores.
Porém, muitos utilizam essas fotos alheias para promover suas publicações, transformá-las em montagens ou mesmo proporcionarem brincadeiras de gosto duvidoso ou não, sem que peçam autorização aos autores das mesmas.
Fotografar em vias públicas está cada vez mais problemático, pois devemos considerar situações
referentes a falta segurança,etc.
O trabalho de quem as captura deve ser valorizado e preservado, pois justamente é um serviço em
prol da cultura na busologia.
A utilização e a divulgação dessas fotos sem a devida autorização de seus autores, vem a cada dia
popularizando o uso de marcas d'água nem sempre preferidas, eficientes ou esteticamente adequadas,
como também promovido, as vezes, situações constrangedoras.

E você o que acha ?

4 comentários:

  1. Infelizmente uma tendência nada agradável e também perigosa. Mas muitos se aproveitam e utilizam desse método sem qualquer constrangimento e autorização.

    ResponderExcluir
  2. Acho horrível uma legenda cobrindo o objeto direto do registro. Mas sou a favor da assinatura ou pequenas descrições em locais da foto que não agridam a apreciação. Aceito discretas ou imperceptíveis marcas d'águas que assegurem a autenticidade do dono do acervo para futuras reivindicações justas. Qualquer foto publicada na internet são de domínio público mas devem ser mantidas os créditos de seus autores e/ou as devidas fontes. No caso de compartilhamentos ou repostamentos e ainda compilações (meu caso), deve-se manter os créditos originais de seus autores e donos do acervo, devendo se utilizar somente nos temas apropriados, e se possível, direcionado aos envolvidos nos créditos. Eu, particularmente, sempre acrescento o crédito ''Coleção e/ou Pesquisas Prazs'' para que se entenda que as descrições externas (abordagens) sejam de responsabilidade minha e não dos demais. Obviamente, quando a foto é minha ou legitimamente adquirida por mim, credito como Acervo Prazs. Esta é minha visão sobre o tema meus caros amigos.

    ResponderExcluir
  3. Acho horrível uma legenda cobrindo o objeto direto do registro. Mas sou a favor da assinatura ou pequenas descrições em locais da foto que não agridam a apreciação. Aceito discretas ou imperceptíveis marcas d'águas que assegurem a autenticidade do dono do acervo para futuras reivindicações justas. Qualquer foto publicada na internet são de domínio público mas devem ser mantidas os créditos de seus autores e/ou as devidas fontes. No caso de compartilhamentos ou repostamentos e ainda compilações (meu caso), deve-se manter os créditos originais de seus autores e donos do acervo, devendo se utilizar somente nos temas apropriados, e se possível, direcionado aos envolvidos nos créditos. Eu, particularmente, sempre acrescento o crédito ''Coleção e/ou Pesquisas Prazs'' para que se entenda que as descrições externas (abordagens) sejam de responsabilidade minha e não dos demais. Obviamente, quando a foto é minha ou legitimamente adquirida por mim, credito como Acervo Prazs. Esta é minha visão sobre o tema meus caros amigos.

    ResponderExcluir
  4. Desde a época do Fotopages, (2008), aprendi com o amigo Edvaldo que era de bom tom, necessário e até imprescindível, apor sua identificação na foto publicada.
    Optei por colocar sempre abaixo do ônibus.
    Como esses blogs necessitam de uma atenção permanente - o objetivo da Busologia é lazer - quando conheci o Ônibus Brasil transferi todos os meus posts para lá, me livrando da manutenção, devoradora do tempo diário.
    No OB não ponho marcas, deixando a foto livre e desembaraçada e quando publico nos Face Grupos indico o link diretamente.
    Se copiarem sem os créditos é problema de consciência de quem o fizer, pois no registro está a data da foto e do post e quem comete esses "pequenos delitos" também comete ou cometerá outros maiores e serão Problemas de quem faz.
    Abraços a todos.

    ResponderExcluir