quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

ÔNIBUS BAGAGEIRO DA CTC-GB

ÔNIBUS BAGAGEIRO DA CTC-GB.

Em Maio de 1964 entrava em circulação uma das cinco unidades de ônibus-bagageiro da CTC-GB, construído na oficina de Triagem.
O lendário carro 100050.
Logo foi apelidado de TAIOBASSA, numa alusão aos velhos taiobas.
Esses veículos foram construídos visando facilitar a vida das lavadeiras vindas do subúrbio, com suas trouxas de roupas em grandes volumes, rumo à zona sul da Guanabara.
Tinham capacidade para transportar 32 passageiros sentados em assentos laterais.
A parte central do carro tinha espaço disponível para bagagens, pequenas mudanças e compras na feira.
Em viagens em que os passageiros não tivessem bagagens, o centro do veículo poderia ser ocupado por cerca de 40 pagantes em pé.
Assim, a primeira viagem foi feita na linha 138 Estrada de Ferro x Gávea, terceira linha de ônibus a diesel a ser operada pela CTC-GB, e inaugurada na mesma ocasião, com uma tarifa no valor de CR$ 70,00 e saídas da Central somente nas horas ímpares.
Essa viagem inaugural aconteceu em 04/05/1964 às 9 horas e 30 minutos e transportou 115 passageiros.
Posteriormente falaremos o porquê da incorporação de ônibus a diesel na frota da empresa.

TEXTO E PESQUISA : EDVALDO GONÇALVES PARA O ÔNIBUS EM DEBATE



Nenhum comentário:

Postar um comentário